A Campanha do Outubro Rosa é um movimento celebrado desde os anos 90 e serve para prevenção através da conscientização e diagnóstico do Câncer de Mama, o mais prevalente entre as mulheres.
A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem o objetivo de promover a conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
No Brasil, são registrados anualmente mais de 56 mil novos casos da doença e mais de 13 mil mortes. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama representa 25% de todos os tumores malignos que acometem as mulheres no mundo e aproximadamente 14% no Brasil.
A partir dos 50 anos até os 69, recomenda-se realizar mamografias para rastreio da doença.
Atente-se aos fatores de risco para o desenvolvimento, como histórico familiar.
O autoexame ajuda a mulher a identificar sinais de alerta como nódulos, caroços e outras deformidades nas mamas, mas não substitui a consulta com um profissional de saúde treinado. O autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente, logo após o banho. Para isso, basta colocar as mãos atrás da nuca e examinar as mamas com as pontas dos dedos, pressionando-as suavemente. procure por nódulos, caroços ou alterações na pele.
Faça sua parte. Se você tem 40 anos ou mais, procure um profissional de saúde!
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde
MINISTÉRIO DA SAÚDE